top of page

A arte da Ikebana, se originou na Índia, onde, nas cerimônias religiosas destinadas a Buda, eram ofertados arranjos florais. Existem várias escolas de Ikebana e cada escola valoriza e enfatiza um conceito próprio. 


Oito séculos depois, a arte da Ikebana deixou de ter um cunho especificamente religioso e passou a ser adotada também como forma de decoração e de arte propriamente dita – aproveitando o significado das flores e cores para formar arranjos que pudessem transcrever com sutileza mensagens e ideais.

Surgiram os grandes mestres que cunharam estilos diferenciados e que escreveram seus nomes na história do Japão e do mundo da ornamentação.

A Ikebana é uma arte complexa e vai muito além de um simples e bonito arranjo floral. Ela aborda espiritualidade e nos ajuda a desenvolver as habilidades de observação, concentração, criatividade e sensibilidade, além de aproximar o homem da natureza.

Podemos considerar uma prática meditativa que traz alegria, auto-estima e conexão com o Ser divino presente em cada um de nós.

 

A flor tem o poder de eliminar os pensamentos negativos, por isso, é importante ornamentar com flores todos os locais onde se reúnem pessoas.

Respeitando à grande natureza, na prática da arte da Ikebana, e na misteriosa força que a flor possui. Com base nessa filosofia e no desejo de proporcionar maior encanto à vida, purificando o sentimento do homem e da sociedade por meio das flores.

 

 

Oficina Ikebana individual ou em grupo, informe-se.

Facilitadora: Tatiana de Melo Xavier

​Esse é um lindo poema de Mokiti Okada que traduz a essência dessa arte...

A beleza da flor,
Quando a fixo Compenetrado
Volto a sentir
Quão profundas são
As bênçãos de Deus.
Conheci a alegria do mundo
Ao adornar minha sala,
Com a camélia que floresceu
No jardim.
Aqueles que têm
O desejo ardente de se igualar
À beleza das flores,
Possuem corações
Que a elas se assemelham.


Mokiti Okada

Ikebana

bottom of page