top of page

Terapias Corporais

Pode-se dizer, que sistema nervoso central é a parte escondida da pele ou, ao contrário, a pele pode ser considerada como a porção exposta do sistema nervoso central. (Montagu, 1988).

​

Portanto, observa-se que a pele e sistema tátil são importantes para o desenvolvimento do ser humano, pois além de manter o sistema nervoso informado do que ocorre no meio externo, carrega todos os triunfos e derrotas, como memória externa das experiências vividas e o quanto as vivências táteis influenciam no comportamento.

​

A reação instintiva a qualquer trauma físico é esfregar o local machucado, aliviando a dor, forma inconsciente de um procedimento terapêutico e uma oportunidade de aconchego e carinho.

​

O toque através da massagem estimula a pele e por sua vez, produz enzimas necessárias a síntese proteica, ativa a produção de endorfinas, neurotransmissores responsáveis pelas sensações de alegria e bem estar (supressor natural da dor).

​

O córtex somatossensitivo é responsável pela capacidade de sentir a pele quando tocada, distinguindo formas e características do toque, a experiência tátil vivida na infância comporá as lembranças e registros das sensações experimentada corporalmente. O estímulo das sensações ficam gravadas no subconsciente, formando-se a base para todos os outros conhecimentos que virão.


Assim podemos considerar o toque uma forma de comunicação e expressão do sentir, já que 93% da comunicação do ser humano é não verbal. E quebrar o tabu que envolve as atividades do toque.

 

Perfeita definição...

“Um indivíduo é capaz de sobreviver com deficiência auditiva, olfativa, visual, mas não sobreviveria com a perda tátil”. (Montagu,1988)

bottom of page